Para evitar lesões, Gatlin abre mão dos 200m em 2017: "Preservar o corpo"

11/11/2016 15:13

Americano queixou-se de lesão no tornozelo após ficar fora da final olímpica no Rio.

 

Ter ficado fora da final dos 200m nos Jogos do Rio mudou o planejamento de Justin Gatlin. Aos 34 anos, o velocista decidiu que não disputará a prova nas grandes competições de 2017 – havia expectativa para um novo duelo com Usain Bolt, na provável despedida do jamaicano das pistas, no Mundial de Atletismo de Londres. A informação foi confirmada pelo agente de Gatlin, Renaldo Nehemiah, à rede NBC.

No Mundial de Pequim, em 2015, Gatlin perdeu o título dos 100m para Bolt por apenas um centésimo. Nos 200m, não ameaçou a conquista do jamaicano. Nos Jogos do Rio, o americano faturou a prata na prova mais rápida, mas sequer avançou à decisão nos 200m. 

Após a disputa da bateria semifinal (relembre no vídeo acima), o atleta revelou uma lesão no tornozelo e disse acreditar que a corrida na curva foi responsável por voltar a sentir dores. Vale lembrar que a largada dos 200m é feita na curva, enquanto os 100m são disputados integralmente em linha reta. A razão (da mudança) é preservar seu corpo. Todo mundo sabe que ele pode correr os 200m. Não há o que provar correndo essa prova, e só abre a possibilidade dele se machucar. Nada é absoluto, mas são os planos por agora – disse o agente. 

Gatlin havia se classificado nas seletivas olímpicas americanas em primeiro lugar nos 200m, com o tempo de 18s75 – apenas um centésimo acima da marca de LaShawn Merritt, a mais rápida de toda a temporada 2016.