Por doping, russa campeã olímpica no martelo é obrigada a devolver medalha

12/10/2016 11:27

Tatyana Lysenko, que tinha conquistado o ouro em Londres 2012, foi punida pelo COI.

 

Flagrada no exame antidoping, a russa Tatyana Lysenko, campeão olímpica em Londres 2012, será obrigada a devolver a medalha de ouro conquistada no lançamento de martelo há quatro anos. O COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou nesta terça-feira a suspensão da atleta de 33 anos, que testou positivo para a substância proibida turinabol, esteroide anabolizante que costuma dar aumento de força.

Com a punição, quem vai herdar o ouro da Olimpíada de 2012 é a polonesa Anita Wlodarczyk, enquanto a alemã Betty Heidler vai ficar com a prata, e a chinesa Zhang Wenxiu vai subir no pódio e levar o bronze.

+ Por doping, russa perde o bronze no salto em altura da Olimpíada de 2008

Lysenko, que após se casar também é conhecida pelo sobrenome de Beloborodova, já estava suspensa preventivamente desde abril deste ano, depois da reanálise do exame dos Jogos de Londres. Na ocasião, Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf) não informou em qual competição ela tinha sido pega, mas a mídia russa noticiou que uma amostra coletada durante o Mundial de Atletismo de 2005 e que voltou a ser testada continha uma droga proibida. Reincidente, Tatyana corria o risco de ser banida do esporte.

Campeã mundial em 2011 e 2013 e ex-recordista mundial do lançamento de martelo, Tatyana Lysenko também tinha quebrado o recorde olímpico da modalidade em 2012. O caso de doping dela é mais um envolvendo esportistas do atletismo da Rússia.