Primeiro a completar Maratona de NY com perna mecânica corre aos 75

04/11/2016 20:06

Com 65 provas no currículo, Dick Traum vai fazer sua 25ª Maratona de Nova York ao lado de 250 pessoas de seu clube, que ajuda deficientes a praticar atividade física.

 

Um acidente que transformou a vida de muitas pessoas. Em 1965, em um posto de gasolina, Dick Traum foi atropelado e teve a perna direita amputada. Se isso poderia se tornar um grande problema para o jovem de 24 anos, praticante de luta livre, virou um estímulo, que o fez mudar a vida de milhares de pessoas. O primeiro grande passo dado foi em 1976, 11 anos após o acidente, Dick se tornou o primeiro corredor com perna mecânica a completar a Maratona de Nova York. A partir daí, não parou mais. (Assista ao vídeo) 

Em 1983, Dick resolveu dar a outras pessoas, deficientes como ele, a terem a mesma oportunidade e então criou o Achilles Track Club (Clube de Atletismo Aquiles). Logo no primeiro ano, seis membros do clube completaram a prova. O clube não parou de crescer e se expandiu por todo mundo. Hoje, há 65 núcleos pelo mundo. Dick não esconde a felicidade e a satisfação em poder ajudar as pessoas e vê-las melhorando de vida. 

- É mais difícil você ver pessoas que você ajudou iniciarem e terem sucesso no esporte do que você ter seu próprio sucesso. Ver essas pessoas começando, basicamente com pouquíssima mobilidade e depois chegando a uma maratona. A beleza disso é que as pessoas com deficiência têm a chance de ficarem perto de outros deficientes e quando você conhece mais essas pessoas, você vê que as diferenças não são tão grandes - afirmou.Mas não é só pela superação que Dick criou o projeto. Ele reforça os benefícios que a corrida traz para a vida das pessoas. Se você corre, número 1: você melhor fisicamente, o que é óbvio; número 2: você melhora socialmente; número 3: você melhora cognitivamente. Eu me divirto muito. Estou mais em forma do que pareço estar. Fisicamente estou em boa forma. Tenho 75 anos. Provavelmente tenho a forma de pessoas que estão perto dos 55. Posso ir lá, ultrapassar outros atletas que você não imagina que eu poderia passar - disse.

E essa alegria que hoje estampa o rosto de Dick começou em 1976, no dia que ele mesmo considera o melhor de sua vida, quando completou a Maratona de Nova York pela primeira vez. 

- Provavelmente o melhor dia da minha vida. Porque eu estava fazendo algo impossível. É uma tremenda alegria que me faz seguir em frente. Isso mudou minha vida - concluiu o maratonista, que hoje compete com uma handcycle, uma bicicleta de mão.

Dick irá correr em 2016 a sua 25ª Maratona de Nova York. Ao todo, já são 65 provas, incluindo uma Ultra maratona de 100km. Duzentos e cinquenta pessoas do Achilles Track Club vão correr a edição deste ano, que será realizada neste domingo, 6 de novembro