Rosália Camargo, a arquiteta voadora

03/09/2013 17:02

A campeã da meia maratona K21 em Ilha Grande conta como vence as principais provas de montanha do Brasil treinando à caminho do trabalho

 

Quem vê Rosália Camargo correndo pelas ruas do Rio de Janeiro certamente não desconfia a força que ela tem. Com 1,56m de altura e 40 quilos, nem poderia ser doadora de sangue se quisesse.

- Graças a Deus, porque eu desmaio quando vejo agulha! - brinca a carioca de 34 anos.

Mas quando veste seus tênis de trilha toda a fragilidade desaparece, e muito marmanjo fica pra traz. A começar pelo marido, André Guarischi, principal incentivador há cinco anos. O comerciante acumula as funções de conselheiro, professor e guarda-costas nos treinos diários.

- Meu treino é ir e voltar correndo do escritório diariamente, em um total de 20km. Vou do Leblon até a Urca carregando a mochila com minhas roupas de trabalho, o que também ajuda na hora de correr carregando peso. E vario o terreno, subo todas as escadas possíveis e faço alguns trechos na areia – conta a arquiteta, que mesmo com alguns patrocínios não pretende mudar de profissão.

O marido vai até a metade do caminho e volta para casa, antes de sair para trabalhar na direção oposta, na Barra da Tijuca. Nos finais de semana fazem treinos específicos, explorando as montanhas, florestas e picos do Rio de Janeiro. O resto é talento e lastro esportivo.

- Sempre pratiquei esportes, fiz triatlo, windsurfe, ciclismo e corrida de rua. Mas desde que estreei na Maratona Cross Country de Búzios, no final de 2010, não saí mais da montanha - conta.