Russo é pego no doping em nova análise e perde prata de Londres 2012

21/10/2016 10:20

Apti Aukhadov, do levantamento de peso, testou positivo para esteroide anabolizante. Maksym Mazuryk, que não subiu ao pódio nos Jogos, também foi desclassificado.

 

Mais de quatro anos após a Olimpíadas de Londres, em 2012, o Comitê Olímpico Internacional (COI) determina a suspensão e a perda de todos os resultados – entre 2012 e 2016 - do levantador de peso russo Apti Aukhadov e do saltador com vara ucraniano Maksym Mazuryk. Ambos testaram positivo para esteroide anabolizante em numa reanálise dos testes à época.

Aukhadov, de 23 anos, campeão europeu e mundial em 2013 na categoria 85 kg, perdeu a medalha de prata conquistada em Londres. Mazuryk, ex-campeão mundial júnior e vice-campeão europeu em 2010, ficou em décimo-oitavo em Londres e foi desclassificado. O jovem russo enfrenta agora uma suspensão de quatro anos e a perda de seus resultados entre os anos de 2012 e 2016.O COI tem trabalhado na reanálise de mais de 1200 testes desde a edição dos Jogos de Pequim, em 2008. As novas análises flagraram 98 atletas desde então, e muitos já foram desqualificados de Londres, apesar de 50 deles terem sido considerados “limpos” para a edição londrina dos Jogos. 

No ano passado, um relatório da Agência Mundial Antidoping acusou atletas russos de burlar, de maneira eficaz, o controle da entidade.  

- A proteção dos atletas limpos e a luta contra a dopagem são prioridades para o Comitê Olímpico Internacional. Para proporcionar a igualdade de condições para todos os atletas da Rio 2016, colocamos em vigor medidas especiais, incluindo pré-testes e reanálises de amostras coletadas em Pequim e Londres, dando sequência a um processo de coleta de informações que começou já em agosto de 2015 – anunciou o COI, em comunicado oficial, após os dois novos casos.