Seminário na Argentina debate competições e treinamento para as categorias de base

15/12/2016 12:14

Terminou em Santa Fé, na Argentina, o Seminário de Treinamento de Menores, organizado pelo Centro Regional de Desenvolvimento da IAAF para a América do Sul, com sede nesta cidade da Argentina. O encontro, que teve duração de uma semana, foi patrocinado pelo CRD e coordenado pelo diretor do Centro, e presidente da Federação Argentina de Atletismo, Juan Alberto Scarpin, e pelo presidente da Associação Sul-Americana de Treinadores, o uruguaio Oscar Gadea.

O representante do Brasil foi o gerente de Alto Rendimento da CBAt, Clovis Franciscon. Para Clovis, "a reunião foi importante e possibilitou a continuação dos debates iniciados em 2015 em Santa Cruz, na Bolívia".

O dirigente brasileiro explica que a meta do Seminário é "otimizar o desenvolvimento do Atletismo nesta área geográfica da IAAF, unificando distâncias das provas, medidas pesos dos implementos das categorias Sub-18 e menores".

Os organizadores do Seminário propõem 
- Unidade programática-metodológica para tais categorias.
- Modelo de competição unificado para América do Sul.
- Inserção de novas provas individuais/combinadas para estas categorias.

Também foi sugerido que se definam ações para a América do Sul, após a IAAF decidir que não haverá mais o Mundial Sub-18. Outro ponto seria estabelecer metas de curto, médio e longo prazo para o continente.

Participaram representantes de 12 países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Panamá e Guiana.

Clovis recebeu ainda uma placa em homenagem ao treinador Elson Miranda, considerado o melhor d continente na temporada. "Foi uma honra receber o prêmio em nome do Elson", finalizou Clovis.