"Super-homem" do decatlo e esposa medalhista se aposentam aos 28 anos

05/01/2017 11:08

Ashton Eaton e Brianne Theisen conquistaram ouro e bronze, respectivamente, no Rio.

 
Considerado pelo presidente da Federação Internacional (IAAF) o casal 20 do atletismo, Ashton Eaton e Brianne Theisen-Eaton anunciaram nesta quarta-feira que estão se aposentando. O americano bicampeão olímpico do decatlo e a canadense medalhista de bronze do heptatlo na Rio 2016 divulgaram a decisão conjunta em textos pessoais publicados lado a lado no site oficial do casal. Os dois têm 28 anos.o de "Super-Homem", Ashton encerra sua carreira no auge. Dono de cinco recordes mundiais (três indoor e dois outdoor), o americano era favorito absoluto na Rio 2016 por ter dominado com folga todo o último ciclo olímpico. No início do ano passado, realizou ainda o sonho de competir em sua cidade natal, Portland, sendo campeão mundial indoor no heptatlo.

Brianne, também campeã mundial indoor no pentatlo na ocasião, não era dominante nos eventos combinados como o esposo. Sempre admitiu publicamente que estava longe de ser a melhor e tinha na britânica Jessica Ennis, campeã olímpica em 2012 e agora também aposentada, sua principal adversária. O ouro na Rio 2016, no entanto, acabou nas mãos da belga Nafissatou Thiam.Eaton e Brianne se conheceram no estado do Oregon, nos Estados Unidos, ainda no Ensino Médio. Mas foi em São Paulo, durante a disputa do Pan-Americano júnior de atletismo, que os dois iniciaram o namoro. Na ocasião, a canadense conquistou o ouro no evento combinado feminino, enquanto o americano sequer se classificou para a disputa do decatlo – competiu apenas o salto em distância.

Curiosamente, a união dos dois funcionou como alavanca para o potencial de Ashton. Muito talentoso e com o porte físico ideal para cobrir dos saltos ao arremesso de peso, das provas de velocidade aos 1.500m, Eaton pecava na disciplina fora das pistas. E Brianne, consciente de que o resultado de seu esforço era fundamental para que o talento florescesse, o colocou na linha e o transformou no atleta mais completo do mundo.